“...Sou uma filha da natureza: quero pegar, sentir, tocar, ser.E tudo isso já faz parte de um todo, de um mistério.” Clarice Lispector
Tenho observado muitas celebrações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e isso me faz refletir o quanto somos seres especiais e de como nossa força está refletida na história da humanidade com intensidade, beleza e bravura. Isso me fez pensar no horror do período de caça as bruxas, das muitas mulheres que foram mortas queimadas ou enforcadas. De como em nome da intolerância, preconceito e da “ameaça” de poder foram praticados atos brutais.
As mulheres curandeiras, conhecedora das plantas, ervas e substâncias benéficas presentes na diversidade da natureza, as parteiras, conselheiras, respeitadas nas comunidades em função da sua sabedoria e práticas de cura, eram uma ameaça aos que detinham o poder e por isso eram acusadas de feiticeiras e conduzidas à morte em praça pública para servir de exemplo e atemorizar quem ousasse infringir o código vigente.
Fazendo um zoom histórico encontramos exemplos de como as mulheres foram reverenciadas na antiguidade. Os arquétipos, as deusas, os mitos nos contam essas histórias e são ricos legados culturais e espirituais que continuam vivos. No decorrer dos tempos as mulheres venceram batalhas mesmo diante de uma sociedade que impôs condições limitadoras como não votar, não estudar, não expressar-se e a lista é extensa.
Já conquistamos avanços expressivos também, mas temos um longo caminho para continuar marcando a presença feminina na sociedade. Nos diferentes segmentos que atuamos nosso diferencial se destaca e devemos cada vez mais valorizar a potencialidade feminina na sensibilidade, intuição, criatividade e toda pluralidade existente em cada mulher que sabe ser única e múltipla ao mesmo tempo.
No Coaching feminino sempre me surpreendo com a arte de relacionar-se e compartilhar experiências das mulheres. Que continuemos a iluminar o mundo com nossa energia de luz, com a essência desse ser sagrado que gera e nutre a vida com amor em toda sua plenitude.
Com carinho, homenageio todas as mulheres deusas com palavras da enigmática Clarice Lispector:
"Sonhe com o que você quiser.
Vá para onde você queira ir.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz." Parabéns Mulheres Deusas de todos os Signos da Roda da Vida